top of page

MAIS CONTEÚDO EM @DASHOFCOLOR.PT

6 Dicas de Design e Decoração para uma Casa com Crianças

Ter crianças não significa que tenha que abdicar de uma cheia de personalidade e bem decorada. Estas dicas irão dar uma ajuda de como ter uma linda casa, mesmo com crianças.



Mobiliário


Não é realista pensar que pais de primeira viagem devem mandar fora a mobília que tanto adoram apenas porque não é indicada para as crianças.

  • Mesas

Se está à procura de uma nova mesa para a sala de estar, tente afastar-se ao máximo de mesas com cantos pontiagudos. Pense naquelas cabeçadas que uma criança dá quando ainda está a dar os primeiros passos. As mesas de vidro também não são uma boa opção, bem como mesas de metal.


O ideal é uma peça que seja muito resistente e que tenha espaço para arrumação. Para além disso deve ter os cantos arredondados e deve ser de fácil limpeza.



Mesas com cantos redondos previnem as crianças de se aleijarem mais seriamente
Mesas com cantos redondos previnem as crianças de se aleijarem mais seriamente

  • Cozinhas

As cozinhas em plano aberto com a sala são ótimas para criar um espaço na casa onde a família se possa toda reunir. Opte por ilhas ou penínsulas com os cantos redondos e aposte em superfícies práticas e fáceis de limpar. Se escolher uma superfície branca passará maior parte do tempo a limpar marcas escuras. No entanto, o oposto também não é recomendável. Nas superfícies pretas, as marcas das mãos e as manchas notam-se bastante. Posto isto, a melhor opção é uma cor neutra ou um padrão que mantenha a cozinha sempre com um ar limpo.



Padrões disfarçam a sujidade
Padrões disfarçam a sujidade

Em relação a portas e gavetas dos armários, a melhor opção é o sistema de click, uma vez que as crianças pequenas têm dificuldade em perceber como funcionam. Em termos de segurança, é recomendado que os armários de produtos de limpeza e medicamentos tenham forma de serem trancados.


Estilo e Substância


Não há nenhuma necessidade de abdicar do seu estilo apenas porque tem crianças. Independentemente do seu design favorito, todos são possíveis de implementar numa casa onde as crianças estão presentes.

  • Tecidos

Quando as crianças são mais pequenas, o melhor tipo de tecido é o duradouro e lavável. Troque tecidos finos e veludos por estofo em ganga, tela e pele laváveis. Os veludos poderão funcionar, se forem em tons escuros. Opte por capas removíveis que possam ser lavadas à máquina e tenha um conjunto de reserva, para que não tenha que lavar e passar a ferro tudo no mesmo dia.


Invista em peças de qualidade para que continuem bonitas à medida que a família cresce. Vamos ser honesto, as cadeiras e os sofás têm a sua doze de uso ao longo dos anos.

  • Acessórios

As almofadas são a melhor maneira de completar o visual de um sofá ou uma cadeira, uma vez que adicionam um grau de complexidade através das cores, padrões e texturas sem que gaste muito dinheiro. Apesar de não ficarem caras, o ideal é utilizar uma capa para as almofadas que possa ser removida e lavada.



Veja mais sobre padrões e cores aqui .

Cadeira com almofada com padrão
Cadeira com almofada com padrão


Decoração


Não é preciso dizer que um esquema todo branco é desastre certo para uma família com crianças. Se não pretende abdicar do minimalismo, simplesmente adquira capas laváveis e um saco cheio de paciência.

  • Esquema de Cores

Naturalmente, cores escuras escondem melhor as manchas, ao contrário de paletas pálidas. Um esquema neutro, como cinzento, carvão, creme e caramelo com uns realces de azul índigo e amarelo citrino é uma boa opção.

  • Berçário e Quarto das Crianças

Quanto ao berçário, não fique confinado ao azul para os meninos e ao rosa para as meninas. Ultrapasse essas barreiras e decore um quarto de género neutro através de uma paleta de cores como o suave verde maçã, o calmo cinzento seixo e aveia.


Quarto de criança em tons cinzentos
Quarto de criança em tons cinzentos

Para adolescentes que partilham o mesmo quarto opte por uma paleta de base monocromática com toques de azul, vermelho e amarelo.


Lembre-se que a sua casa também é a casa dos seus filhos. Enalteça os seus feitos. Em vez que guardar as suas fotografias da escola e desenhos numa gaveta, emoldure-os e pendure nas paredes para criar a sua própria exposição.




Abrace a sua família e faça alguns ajustes no seu esquema de decoração e terá um estilo só seu!



Gostou da publicação? Subscreva o nosso Plano Premium e fique a par das novidades no blog e receba conteúdo exclusivo!


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Obrigada por nos visitar!
Subscreva a nossa Newsletter para receber as novidades mais recentes e conteúdo exclusivo!

Obrigado pelo envio!

bottom of page