top of page

MAIS CONTEÚDO EM @DASHOFCOLOR.PT

Os 7 Elementos do Design de Interiores

Para que se consiga realizar um design equilibrado e agradável é necessário ter em atenção as regras básicas do Design de Interiores: os 7 elementos.

O espaço, a linha, a forma, a luz, a cor, a textura e o padrão são as bases para que qualquer projeto de design e decoração seja bem-sucedido.


Espaço

É fundamental que se tenha a noção real do espaço que se tem de modo a conseguir tirar maior partido do que se tem disponível.

Divisões diferentes, transmitem sensações diferentes. As divisões grandes transmitem liberdade e luxo. As divisões vazias transmitem a sensação de solidão e desconforto.

O espaço pode ser dividido em duas categorias:

· O espaço positivo – o que contém objetos;

· O espaço negativo – o que não contém nenhum objeto.

Estas duas categorias necessitam de estar em harmonia, de modo a que uma divisão não deixe a sensação de estar muito cheia ou, contrariamente, muito vazia.

A harmonia vai ser influenciada por vários aspetos, como a funcionalidade, onde o espaço negativo é utilizado nas passagens da divisão, a escala dos móveis, que podem dar a sensação de que a divisão está mais cheia ou mais vazia, e o estilo do design, como o minimalista, que utiliza mais espaço negativo do que os outros estilos.

Sala de Estar Minimalista
Sala de estar minimalista

Linha

Linhas horizontais, verticais e dinâmicas vão ajudar a formar a divisão e a guiar o olhar. É importante criar linhas com a mobília e objetos de modo a transmitir harmonia, coesão e contraste.

As linhas horizontais são criadas por mesas e outras superfícies fazendo com que a divisão pareça mais larga e comprida. Este tipo de linhas transmite a sensação de estabilidade, formalidade e eficiência. É importante ter em atenção que linhas horizontais em demasia podem fazer com que uma divisão possa parecer aborrecida e sem interesse.

Combinação Sala e Cozinha com Demasiadas Linhas Horizontais
Combinação sala e cozinha com demasiadas linhas horizontais

As linhas verticais dão a sensação de altura, força e imponência, por isso é que colunas são utilizadas no exterior dos edifícios. Elementos verticais como estantes de livros, janelas, portas e lareiras do chão ao teto são bastante utilizadas. Este tipo de linhas é muitas vezes utilizado em salas de jantar, entradas e escritórios.

Zona de Refeições com Detalhe Vertical Na Parede
Zona de refeições com detalhe vertical na parede

As linhas dinâmicas referem-se às diagonais curvas e em zigzag. Este tipo de linhas é utilizado em escadas e transmitem a sensação de energia e movimento. Estas linhas capturam a atenção, no entanto em demasia pode provocar distração e sobrepor-se às linhas horizontais e verticais.

Sala com linhas dinâmicas na mesa de centro
Sala com linhas dinâmicas nos detalhes

Forma

A forma está ligada a tudo o que é tridimensional, isto é, a composição de uma divisão e dos objetos nela contidos.

A forma pode ser descrita como geométrica ou orgânica. A forma geométrica refere-se a todas as linhas direitas e cantos quadrados, que muitas das vezes dão a sensação de que são feitas pelo homem, enquanto a forma orgânica relaciona-se com a natureza e formas orgânicas.

Exemplo de formas geométricas
Exemplo de formas geométricas
Exemplo de formas orgânicas
Exemplo de formas orgânicas

É importante ter em consideração a proporção das formas em relação à divisão em que estão inseridas. Ao colocarmos objetos com formas parecidas o ambiente será equilibrado e harmonioso, enquanto objetos de formas diferentes resultarão num ambiente confuso. O ideal é que a forma dominante esteja representada em objetos pequenos distribuídos pela divisão.


Luz

A luz, seja ela natural ou não, é essencial para qualquer espaço, uma vez que sem ela, os outros elementos não mostrarão o seu verdadeiro potencial.

A luz pode ser dividida em três categorias:

· Iluminação com propósito;

· Iluminação que realça algo;

· Iluminação de ambiente.

Quando se considera a iluminação de uma divisão, é necessário ter em conta as atividades que se vão realizar nessa mesma divisão.

No caso de um escritório, é indispensável uma boa iluminação de modo a que se consiga ver com clareza, enquanto numa sala de estar a iluminação deve ser mais suave.

A luz natural deve ser sempre considerada, uma vez que pode ser manipulada através das janelas, portas e até espelhos.

Luz fria ou neutra para o espaço de trabalho
Luz fria ou neutra para o espaço de trabalho
Luz quente para as zonas de lazer
Luz quente para as zonas de lazer

Cor

A cor tem a habilidade de criar o ambiente e alterar a perceção de um espaço quanto ao seu tamanho.

A cor também tem a habilidade de transmitir emoções, despertar memórias e estimular ao nível psicológico e físico. Um exemplo é o verde e o azul que transmitem calma e são indicados para quartos, enquanto o vermelho estimula o apetite e é muitas vezes utilizado em cozinhas.

Quando se considera a cor de uma divisão, primeiramente é necessário pensar na função que essa mesma divisão irá ter. De seguida considera-se o impacto que a luz, tanto natural como artificial, irá ter nessas cores durante o dia e a noite. Por fim, considera-se o tamanho da divisão. Muitas das vezes os tons mais claros servem para dar a ilusão de que uma divisão é maior do que realmente é.

Quarto com detalhes em azul
Quarto com detalhes em azul


Textura

A textura refere-se à superfície tátil de um objeto ou acabamento. Muitas das vezes este é um elemento ignorado, no entanto através dos móveis, acessórios e tecidos é possível adicionar interesse e detalhe à divisão fazendo com que se torne agradável visualmente.

A textura está presente de duas formas: a textura visual e a textura tátil. A textura visual refere-se aos padrões e cores dos objetos, enquanto a textura tátil pode ser vista e sentida através de características tridimensionais, como por exemplo uma almofada com pelos fofos e coloridos que pode ser apreciada apenas com o olhar e com o tato.

Almofadas com textura visual e tapete e cobertor com textura tátil

As texturas também podem transmitir sensações num espaço. Elementos suaves como carpetes e tecidos transmitem uma sensação de conforto, enquanto vidro, metal e pedra provocam uma sensação de frieza.


Padrão

Similar às cores, os padrões também são aplicados para dar textura a uma divisão. Um padrão é criado através da utilização repetida de um design que pode ser utilizado no papel de parede, mobiliário, tapetes e tecidos.

Quando se implementa um padrão, primeiramente é necessário considerar o tamanho e estilo da divisão. Num espaço que seja pequeno, o padrão de ser introduzido moderadamente, de modo a que a divisão não dê a sensação de que está demasiado cheia. Outra forma de utilizar o padrão é através de linhas verticais que dão a sensação de que a divisão é mais alta do que na realidade é. Padrões complexos são mais utilizados através de uma parede de destaque.

Em relação ao estilo, é fundamental categorizar os padrões de modo a que não se perda a essência da divisão, como por exemplo, para o estilo tradicional é possível adotar os padrões mais orgânicos e florais. Se se pretender um toque mais contemporâneo são recomendados padrões geométricos ou abstratos. É importante anotar que em cada divisão se devem utilizar no máximo três padrões, todos do mesmo esquema de cores.

Sala de estar com 3 padrões complementares
Sala de estar com 3 padrões complementares

Não se esqueça: Seja fiel ao seu gosto, porque nada do que gosta fica fora de estilo!


Gostou do nosso artigo? Subscreva a nosso Plano Premium para ficar a par das mais recentes publicações e dicas do nosso blog e receber conteúdo exclusivo!

0 comentário

Obrigada por nos visitar!
Subscreva a nossa Newsletter para receber as novidades mais recentes e conteúdo exclusivo!

Obrigado pelo envio!

bottom of page