Os 14 Estilos Mais Populares do Design de Interiores
- dashofcolorpt
- 29 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021
Antes começar qualquer renovação, é necessário perceber qual o estilo que mais lhe agrada. Um dos problemas mais comuns ao pensar no estilo que pretendemos para uma divisão é a descrição do estilo. Com a variedade que hoje existe pode ser assustador tentar encontrar o estilo que combina a 100% connosco.
Um ótimo ponto para começar a definir o próprio estilo é através da aprendizagem de alguns estilos.
Moderno
O termo moderno é bastante amplo e tipicamente refere-se a uma casa com linha retas e uma paleta de cores simples. Os materiais mais usados são o metal, o vidro e o ferro.
O design moderno implica um sentido de simplicidade em cada elemento, incluindo o mobiliário. Um termo bastante utilizado neste estilo é liso, uma vez que não existem muitos objetos envolvidos neste estilo.

Contemporâneo
Moderno e contemporâneo são estilos frequentemente utilizados em conjunto. O contemporâneo é um estilo diferente do moderno, uma vez que descreve o aqui e o agora.
A principal diferença entre estes estilos é que o moderno é uma interpretação do design que começou no século 20, enquanto o contemporâneo é um estilo mais fluído que representa um sentido de atualidade sem se fixar num estilo em particular. Um exemplo é o facto do estilo contemporâneo incluir linhas curvas ao contrário do estilo moderno.

Minimalista
Este estilo utiliza as linhas do estilo moderno e simplificando-as ainda mais. A paleta de cores é neutra arejada, as mobílias são simples, onde a decoração não é excessiva ou complexa. O minimalismo é definido pelo sentido de funcionalidade e linhas extremamente limpas.

Industrial
Tal como o nome indica, o estilo industrial é inspirado por armazéns e estúdios. Existe a sensação de que o espaço está inacabado, já que é comum ver tijolos expostos e madeira. Uma casa perfeita no estilo industrial seria um edifício industrial que tivesse sido renovado.
Outros aspetos bastante característicos deste estilo são os tetos altos, madeira velha e candeeiros de metal pendurados do teto. É possível incorporar uma ou duas peças de arte abstratas ou fotografias para adicionar um pouco de cor ao esquema neutro derivado da madeira e dos metais.

Meados do Século Moderno
Este estilo é um retrocesso ao design dos meados de 1900, principalmente anos 50 e 60. Existe uma nostalgia retro e alguns elementos de minimalismo onde a funcionalidade e a despreocupação eram o tema principal. As formas orgânicas e naturais, os designs “fáceis de usar” e a simplicidade dos elementos são o que destaca este estilo.

Escandinavo
O design escandinavo faz menção à vida simples dos países nórdicos, onde apesar da mobília ser simples, muitas das vezes parece uma peça de arte. Apesar da funcionalidade, o mobiliário tem linhas interessantes de influencia escultural.
Outras características comuns incluem a paleta de cores totalmente branca e a incorporação de elementos como madeira prensada, plásticos brilhantes e alumínio esmaltado, aço e piso de tábua larga. Se existe alguma cor é através da arte, almofadas ou de uma peça de mobília. Espaçoso, luz natural, poucos acessórios e mobília funcional são características do design escandinavo.

Tradicional
O estilo tradicional oferece detalhes clássicos, mobília volumosa e uma abundância de acessórios, tendo como raiz a Europa. Casa tradicionais normalmente apresentam madeira escura e envernizada, paletas com cores ricas e uma variedade de texturas e linhas curvas. A mobília tem detalhes bastante elaborados e os tecidos principais são o veludo, a seda e o brocado, que podem incluir uma variedade de padrões e texturas.

Transitório
O estilo transitório é bastante popular uma vez que junta o design moderno com o tradicional, fazendo com que não seja demasiado ou de menos. Há um sentido de balanço que é atraente e inesperado. Este design pode incorporar materiais do estilo moderno como o ferro e o vidro e liga-los através de móveis mais acolhedores. A paleta de cores é neutra, criando um espaço calmo e relaxado que é tanto estiloso e liso como caloroso e convidativo.

Campo Francês
Cores quentes com tons acastanhados são o indicativo do design, tal como mobília de madeira com ornamentos, indo buscar muita inspiração às casas das fazendas. Este design pode incluir tons suaves e quentes como vermelho, amarelo e dourado e materiais naturais como a pedra e o tijolo. Também podem ser incluídos acessórios como coleções de porcelanas ornamentadas e roupa de cama pesada.

Boémio
O estilo de vida sem preocupações e poucas regras é transmitido através deste estilo. A mobília e candeeiros vintage, os tapetes e têxteis com inspirações estrangeiras, a exposição de coleções e objetos encontrados em pequenos mercados durante viagens podem ser encontrados neste design. É comum encontrar almofadas de chão e outros lugares confortáveis para se sentar ao incorporar este estilo. Um candeeiro glamoroso, um tapete bastante desgastado e uma cadeira do século passado podem ser combinados, uma vez que este estilo tem a atitude de que tudo combina desde que se adorem as peças.

Rústico
A inspiração do natural e a utilização de elementos como a madeira e pedras são o que distinguem este design. O rústico pode incorporar acessórios do exterior com outros elementos como tetos com abobadas adornados com vigas e chão em madeira. Muitos dos designs atuais integram mobília e acessórios mais modernos.

Shabby Chic
Este estilo é inspirado no vintage tal como o boémio, no entanto tende a ser mais feminino, suave e delicado. Os móveis deste design por norma estão ou aparentam estar desgastados e a pintura tende a ter um estilo único de acabamento, onde a paleta de cores inclui branco, creme e pasteis. Candeeiros apresentam tons claros e os quadros podem estar ornamentados de modo a acentuar o lado feminino deste estilo.

Hollywood Glam
O design deste estilo tende a ser luxuoso e opulento e é perfeito para além que gosta de impactar, uma vez que é um estilo bastante dramático. O design vitoriano, mobília de veludo e antiguidades pode incorporar este design. Quanto à paleta de cores, está é bastante ousada, uma vez que utiliza roxos, vermelhos e turquesas.

Costeiro
As características principais deste design são as cores claras, com tons frios e neutros combinados com azuis e verdes, a mobília é branca ou bege e o espaço contém elementos de madeira relacionados com o mar. O padrão mais usado são as riscas azuis e brancas, as janelas são grandes, os sofás são brancos. A intenção é criar um ambiente relaxado e confortável onde as pessoas se sintam inspiradas pela praia e pelo oceano.

Um esclarecimento básico de alguns estilos leva à solidificação das próprias ideias quanto ao estilo ideal. A habilidade de identificar diferentes designs permite que consiga ter uma ideia de como pretende que a sua casa seja e assim consigo expressar aos outros quais são os seus gostos.
Comments